Especial três anos de Três Pontos #1

Mais um ano se passou…

Capa da newsletter, com o título: "Muito além do ponto final… três anos de Três Pontos

Parece que foi ontem que vim aqui falar sobre os dois anos da Três Pontos, mas aqui estamos, um ano depois, fazendo aniversário de novo! Como pode, né, o tempo?

Gif da série Tapas e Beijos. Duas mulheres de uns 30 anos estão paradas na rua. Uma move a mão enquanto fala “o tempo, Sueli”. Ao seu lado, a amiga a olha, confusa.

“O tempo, Sueli!”

De lá pra cá, mesmo parecendo que passou super-rápido, TANTA coisa aconteceu que eu fico até fascinada de como a gente conseguiu dar conta de tudo (muito bom falar da agência no plural e não ser só vício de linguagem, mas porque de fato tem mais gente trabalhando comigo!!).

Foram treze novos autores de carreira, dezenove livros publicados, anúncio de uma nova agente (!), três audiolivros independentes produzidos pela agência em parceria com a Bookwire, mais cinco audiolivros de autores da Três Pontos lançados pelas editoras parceiras, publicação de livros em outros países e vendas de direitos internacionais através da parceria com a Roman Lit, publicações em novos modelos de negócio, parcerias com novas editoras e reforço das já existentes, os novos agentes fechando contratos e assinando a representação de mais autores nas carteiras deles, alguns contratos de adaptação para outros meios que estamos torcendo muito pra poder gritar logo pra todo mundo que fechamos, nossos autores publicaram livros infantis e mais quadrinhos, participaram de eventos no Brasil e no exterior, eu tirei quase um mês de FÉRIAS, enfim, foi um baita ano!

Começamos 2024 com, a princípio, dezessete títulos para publicação ao longo do ano (e já alguns pra 2025), com a seleção da chamada de autorias indígenas rolando, além de outras novidades incríveis que já já serão reveladas <3

Na última newsletter do especial de aniversário de dois anos da agência, eu falei bastante sobre me permitir querer coisas pra Três Pontos, mesmo que eu não queira chamar essas coisas de objetivos porque elas vão muito além do que posso controlar. Obviamente não foi tudo que deu certo (inclusive das coisas que eu listei ali) (ainda de luto por dois projetos específicos que morreram, tadinhos), mas foi tão bom voltar no texto e ver que em alguns pontos eu tava até sonhando baixo!

Desde que decidi me permitir ter sonhos simplesmente porque eu quero, e não por um senso de obrigação com o que eu deveria querer, sem me sentir culpada por querer viver para além de sobreviver (alô, terapia!), parece que o processo de ir em busca dessas coisas ficou mais leve, com menos um entrave no caminho do esforço que eu ponho pra tentar alcançá-las. Como pode tanta coisa mudar quando a gente se permite simplesmente reconhecer e autorizar os nossos desejos? E tem sido bom demais compartilhar esses sonhos e desejos com os novos agentes e os autores que estão juntinho comigo na Três Pontos e depositam tanta confiança de que eu sei o que tô fazendo. Ou que pelo menos estou tentando saber e aprendendo junto com eles.

Então muito obrigada a todas as pessoas que fizeram desse terceiro ano da Três Pontos um ano tão cheio de realizações e alegrias genuínas, em especial aos nossos autores e aos nossos agentes Dante Luiz, Dryele Brito, Emily de Moura e Jackson Jacques, por me mostrarem que a agência já começou a crescer pra muito além do meu trabalho. Quando eu me permito pensar em legado, eu sei que vocês são o início do meu <3

Aos leitores, editores, assistentes, produtores, profissionais do livro, produtores culturais, gestores de mídias sociais, analistas de contratos e de direitos autorais, estagiários, administrativos, gerentes de relacionamento, influenciadores literários, mediadores de leitura, bibliotecários, professores e a todas as pessoas com quem a gente trocou e continua trocando diariamente nessa coisa completamente insana que é seguir trabalhando no mercado de livros no Brasil, muito obrigada por acreditarem nas histórias que nossos autores têm pra contar.

Ao longo do mês de abril, a gente espera novamente conseguir trazer textos sobre o trabalho da Três Pontos e vamos atualizar os resultados da pesquisa socioeconômica feita entre os autores da agência, trazendo comentários sobre as mudanças de 2023 pra cá. Esperamos que vocês fiquem com a gente ao longo do mês e, mais uma vez, muito obrigada por estarem aqui!